terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Amores e amores


Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
                                                                                  Luís Vaz de Camões

Todos que amam tem em si, a mesma garra da superação, o mesmo frio na barriga, a mesma sensação de leveza, o mesmo sorriso que desperta no meio do caos, a mesma ausência de pensamentos, os mesmos pensamentos por horas…  Patrick Swayze e Demi Moore em ‘Ghost’, Leonardo DiCaprio e Kate Winslet em ‘Titanic’, ou vários outros clássicos românticos mostram seus apaixonados personagens, invencíveis até mesmo à mortalidade do ser humano.

Mas, como disse Camões, mudam-se os tempos e as vontades. Muda-se o ser, muda-se o olhar do ser. O cinema avança em seu olhar. Caem paradigmas, regras, preconceitos. Surgem diferentes percepções: o novo, o real, o existente lá fora…  Foi assim com Heath Ledger e Jake Gyllenhaal emO Segredo de Brokeback Mountain’, filme vencedor de Oscar em 2006, que corajosamente desnuda o amor homossexual. Também brilhou e encantou China Zorrilla no delicioso romance sobre o amor na terceira idade ‘Elsa e Fred’. E o que dizer sobre o amor entre Wall-E e Eva? Ah, esse superou a dimensão espacial…

Todo o mundo é composto de mudança. Quando aceitamos que o ‘diferente’ também quer amar, estamos nos dando uma nova qualidade: a de amar o outro, sem barreiras, sem regras, sem questionamentos. Afinal, há amores e amores… e cada um é único!

2 comentários:

  1. Eu sempre falei que seu texto é lindo. Eis o exemplo disso.
    Ame muito.

    Mauricio

    ResponderExcluir
  2. Estava com saudades dos seus textos!E esse está maravilhoso!
    Que leitura poética e realista para os vários tipos de amor!
    Parabéns
    Um beijo
    Sarita

    ResponderExcluir